Por que agregar valor ao produto?

Agregar valor ao produto ou serviço

Por que agregar valor ao produto?

Por que Agregar Valor ao Produto?

Agregar valor ao produto ou serviço

 

Primeiro precisamos entender que agregar, para agregar valor ao produto, é um verbo transitivo, responsável por reunir algo que já existe, como incorporar novas técnicas, novas ideias, informações, conceitos, pessoas e até mesmo novos elementos.

O termo agregar pode ir muito além do que gerar riqueza, é responsável por desenvolver todos os seus objetivos levando em consideração o que realmente é importante. Tanto para as pessoas quanto para a sua cultura empresarial pensando em agregar valor ao produto.

Por isso, agregar valor ao produto é buscar a oportunidade de oferecer para seus clientes uma experiência melhor do que outras empresas podem oferecer.

Para isso, é importante entender o que é valor.

Pode-se dizer que valor é algo individual, que normalmente atende as necessidades da pessoa e por sua vez supera as expectativas. No entanto, as necessidades individuais são mutáveis e dinâmicas entre cada pessoa particular.

Sendo infinitas possibilidades para agregar valor ao produto, necessidades e também expectativas. Essas necessidades normalmente são construídas a partir da história, emoção, conhecimento, percepção e até mesmo aptidões que são adquiridas socialmente.

Por fim interferem diretamente nas nossas preferencias e comportamento diário, no que “eu dou valor”.

O valor de modo geral está associado a credibilidade, qualidade e confiança que um produto ou serviço possa transparecer, um processo que se acredita ou até mesmo necessita. Mas como fazer para agregar valor? Na verdade, essa é a grande diferença!!  Quando se oferece algo que todos oferecem, não se agrega nada ao produto, ideia, processo ou situação. Agregar valor é acrescentar algo e ir além do que é tido como normal.

Então agregar valor pode ter conotações diferentes dependo das pessoas, de suas percepções e sentimentos. Esse é um obstáculo, porém não é impossível. Quando se agrega valor a algo direcionado ao cliente, é importante primeiro segmentar o público alvo.

Assim é possível reconhecer as necessidades e entender melhor qual é a relação do seu cliente com o produto ou serviço que será ofertado.

Como agregar valor ao produto?

Há duas possibilidades: no aspecto funcional ou no emocional. Funcional, que diz respeito à utilização prática de um produto, serviço ou processo. Emocional, relacionado a algo que fale diretamente a questões ligadas às memórias afetivas, despertando alegria, amor, felicidade, entusiasmo.

Os olhos do cliente dizem se seu produto ou serviço agregou valor. Por isso não adianta oferecer algo que tem um imenso valor para a empresa, por exemplo, mas nada representa para o cliente.

A partir do momento que se entende que agregar valor é essencial, você definirá o que será diferenciado: produtos, serviços, experiência, atendimento, pós vendas, dentre outros. É possível desenvolver relacionamentos mais profundos com o cliente, nesse momento o aprendizado gera novas escolhas e realizações.

A vantagem que se tem, a partir dessa postura é a capacidade de olhar efetivamente para o cliente, para suas necessidades e, através do nosso desenvolvimento, surpreendê-lo com o que se tem de melhor.

Para saber como agregar valor ao produto é importante que algumas reflexões sejam feitas. Para começar você deve se perguntar o que está por trás do seu produto, o que o diferencia da concorrência e o que ele provoca de inovador na experiência do consumidor.

Só conhecendo bem o seu produto você vai saber como poderá se destacar. Depois disso você precisa conhecer o seu público-alvo e quais são as dores dele. O que o seu público busca e quer solucionar ou consumir o seu produto?

Dicas para agregar valor:

a. Conheça o seu cliente, suas necessidades, dores, expectativas e objetivos. Faça pesquisas para saber o que o cliente pensa do seu produto e da sua empresa.

b. Conheça seu produto, inove, aprimore e invista nele. Mostre ao cliente o valor do seu produto. Somos seres sensoriais, então proporcione ao consumidor uma experiência que desperte nele emoções.

c. Pense em embalagens atraentes e sustentáveis.

d. Estabeleça uma relação com seu público: Crie laços na venda, ou até mesmo antes disso, e fortaleça eles no pós-venda. Deixe que o consumidor teste o seu produto antes de adquirir. Isso vai gerar nele um sentimento de confiança importante para a fidelização.

e. Some na experiência do consumidor: ofereça a ele serviços que complementam o produto que ele está adquirindo. Se vende roupas, ofereça o serviço de ajuste, por exemplo.

f. Conheça os seus concorrentes: Conhecendo os pontos positivos e negativos da concorrência, você poderá aperfeiçoar a sua estratégia.

g. Se diferencie: com certeza existe uma nova forma de fazer o que você faz ou vender o que você vende.

As dicas acima são algumas formas de como agregar valor ao seu produto. Para pensar em soluções específicas para suas necessidades, contate nossa equipe e descubra como podemos te ajudar. Estamos de portas abertas para recebê-los!

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