5 erros de fluxo de caixa que as pequenas empresas cometem sem perceber

Controle de Caixa

Esses erros podem ser mais comuns do que parecem e acabam sendo perigosos, afetando o fluxo de caixa do seu pequeno negócio fazendo com que ele não prospere. Se você está começando a empreender e deseja agir corretamente desde o início, esse artigo te mostrará o que você não deve fazer para manter seu negócio de pé.

1 - Não separar finanças pessoais e empresariais

    A primeira coisa a fazer é separar o que é da empresa e o que é do empresário, pois misturar as carteiras pode fazer com o fluxo do caixa do negócio comece entrar em colapso. Por isso é extremamente importante evitar tirar quantias do caixa da empresa para custear despesas pessoais e vice-versa.

    Para contornar a situação é possível estipular um pró-labore, para conseguir receber um “salário”, delimitando um valor fixo e conseguir separar a receita da pessoa jurídica e da pessoa física. O sócio também receberá os dividendos.

    2 - Não atualizar o fluxo de caixa assim que entrar ou sair dinheiro

    Anote cada valor que sai ou entra do financeiro da empresa para conseguir manter o caixa sempre atualizado, além de facilitar na tomada de decisão. Assim, conseguirá ser ainda mais assertivo, pois terá como base números atualizados e reais.

    O controle financeiro começa a partir do momento em que todas as transações são registradas, não importando o valor monetário da movimentação – o balanço do caixa ao final do dia deve ser exato.

    3 - Contar com pagamentos que ainda não foram efetuados

    Realizar compras ou investir na infraestrutura da empresa são apenas alguns exemplos do que não fazer sem ter em mãos os recursos previstos para o mês.

    Realizar investimentos considerando valores ainda não contabilizados pode ser uma irresponsabilidade, aparentemente inofensiva, mas com muitas consequências negativas. Como exemplo, a criação de dívidas.

    Por esse motivo é importante ficar atendo ao impulso de criar compromissos financeiros contando com pagamentos que ainda não estão disponíveis no caixa da empresa. Lembrando que desorganização por erros como esse, podem colocar a empresa em uma grande bola de neve de dívidas e prejuízo.

    4 - Fazer controle do fluxo de caixa manualmente

    Todo negócio que faz fluxo de caixa de forma manual corre o risco de ter algum problema financeiro, seja esquecimento ou até mesmo dificuldade de fechar manualmente o caixa. Uma coisa é certa, o uso de aplicativos ou até mesmo sistemas de gestão de cobrança facilitam o trabalho de controle e até mesmo deixam o empresário com tempo para fazer o que ele sabe melhor: empreender.

    5 - Não ter controle sobre as despesas e receitas

    Você precisa parar um momento para conseguir enumerar as despesas fixas e variáveis da sua empresa, além dos custos dos produtos/serviços. Assim como as receitas que foram recebidas e as que estão previstas para os próximos meses, realizando sempre atualizações que são necessárias. Inserindo ou retirando despesas, assim consegue ter uma projeção do que está por vir.

    Podem parecer coisas pequenas no começo, mas se estas atitudes forem tomadas frequentemente a sua empresa pode vir a falência antes mesmo de começar. Se quiser auxilio de um dos nossos experts em gestão financeira, nos chame no whatsApp! Juntos vamos conseguir fazer sua empresa prosperar ainda mais.

    Você também poderá gostar de ler:

    Gestão financeira para entrar na espiral do lucro

    Contato ProPat