Por que e Como Contratar uma Consultoria Financeira

consultoria financeira

De acordo com a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), educação financeira é um processo para que as pessoas, empresas e a sociedade possam compreender melhor os conceitos e produtos financeiros, com informações e orientações claras para elas se tornarem mais conscientes das oportunidades e riscos e desenvolverem os valores e as competências necessárias.

Muitos empresários não têm um controle de suas finanças, acabam fazendo grandes dívidas, não sabem o que fazer para reverter essa situação e nem por que investir em uma consultoria financeira pode ser a melhor opção.

Neste artigo vamos falar sobre:

  • A importância de contratar uma consultoria financeira;
  • Como fazer a contratação;
  • O que os clientes que contrataram a ProPAT dizem sobre a consultoria financeira contratada.

A importância da consultoria financeira e seus benefícios

A consultoria financeira contribui para que os empresários façam escolhas melhores, mais conscientes e gerenciem melhor suas finanças, contribuindo para o bem-estar organizacional e o crescimento do país. A consultoria serve para trazer uma solução com uma visão externa e ampla de especialistas para dentro da sua empresa. Ajudando o gestor e toda sua equipe a encontrar melhores caminhos para conseguir potencializar a operação da área financeira e da empresa como um todo.

Os objetivos para se contratar uma consultoria financeira estão relacionados a:

  • Abertura de um novo negócio. Pessoas ficam inseguras quando o assunto é investir seu dinheiro, por isso é necessário verificar se essa é a melhor opção a ser tomada e se vale a pena investir;
  • Riscos de endividamento. É difícil separar seus gastos pessoais dos gastos da sua empresa, as chances de se endividar são maiores e é necessário renegociar dívidas, alterar o fluxo de caixa, etc.;
  • Alcançar objetivos financeiros. Criar um planejamento financeiro é necessário para definir metas e criar uma estratégia de crescimento.

Também podem ser contratadas atividades específicas de finanças, que podemos destacar as mais solicitadas por empresas de pequeno porte e clínicas médicas:

      • Diagnóstico financeiro;
      • Avaliação de métricas;
      • Análise de custos e despesas;
      • Cálculo do demonstrativo de resultados;
      • Planejamento financeiro;
      • Análise do fluxo de caixa;
      • Precificação dos produtos ou serviços;
      • Definição de investimentos rentáveis;
      • Redução da inadimplência;
      • Análise do fluxo de caixa e conciliação bancária;
      • Criação do orçamento anual e seus replanejamentos;
      • Cálculo da margem de lucro dos produtos;
      • Gestão do estoque.

    O foco da consultoria financeira é ajudar em diferentes tarefas dentro da empresa, como organização financeira, rotinas e processos financeiros, elaboração de demonstrativos (DRE e Fluxo de Caixa) e até mesmo projetar a resolução de algum problema financeiro.

    Além disso, é capaz de avaliar e apontar novas estratégias com as quais a empresa conseguirá implementar para potencializar resultados e lucros. A consultoria é importante porque é uma visão de profissionais que estão fora da empresa, que não sofrem pressões internas e que conseguem renovar processos com mais facilidade, trazendo inovações importantes.

    Quando falamos de dinheiro, precaução e atenção nunca são demais.

    Mais do que apresentar estratégias e corrigir erros, a empresa de consultoria financeira também faz o papel de capacitar os colaboradores, principalmente da área de finanças. Esse é o primeiro passo para que as vantagens adquiridas pela companhia não sumam após a prestação do serviço especializado.

    Dentre os benefícios de como contratar uma consultoria financeira, também podemos exaltar: 

      • assistência personalizada por parte do consultor;
      • expertise em diversos aspectos que a equipe interna pode não oferecer;
      • comprometimento com os resultados.


    É claro que, além dos citados acima, precisamos afirmar que o maior benefício ao contratar uma consultoria financeira empresarial é o aumento da lucratividade.

    Como contratar uma consultoria financeira?

    Primeiramente, você precisa conhecer a empresa que irá trabalhar com você, conhecer seus clientes, o que eles fazem, já fizeram por eles e se é o serviço mais indicado para o seu caso.

    Para contratar uma consultoria financeira é importante avaliar, também, a expertise da empresa que será contratada. Avalie a atuação técnica em trabalhos anteriores. Acessar o site da empresa, conhecer mais sobre seus serviços, assistir os depoimentos de clientes são boas opções para você fazer a sua escolha.

    Depois disso, faça um primeiro contato para conhecer os serviços e o negócio e quem sabe o dono da empresa (ou CEO).

    Durante todo o processo de como contratar uma consultoria financeira é importante que o contratante acompanhe cada tipo de procedimento que será adotado. 

    A partir disso o contratante conseguirá analisar que todo o seu investimento para contratar a consultoria está sendo efetivo e trará bons resultados.

    O investimento que será feito com a contratação dos serviços de consultoria financeira não segue um padrão. Podem existir diversas maneiras para investir nesse serviço: a) através de honorários que podem ser por consulta, por projeto, b) por resultado alcançado, c) por mensalidade com escopo definido, d) por trabalho específico.

    Contudo, essa questão financeira pode ser negociada  conforme o serviço a ser contratado. Pergunte se o profissional trabalha com pacotes de serviços, por exemplo.

    Você pode achar que é um investimento pesado, mas, com o passar do tempo, saberá que tudo valeu a pena e que na verdade o investimento na consultoria financeira trouxe mais retorno financeiro que o desembolso realizado. 

    O que o clientes da ProPAT estão dizendo sobre a consultoria financeira

    CEO da Loja Maria Rachel Lingerie – Rio de JaneiroCEO da Loja Maria Rachel Lingerie – Rio de Janeiro

    “Da série balanço de final de ano não podia faltar a mentoria financeira da ProPAT, meu suporte financeiro. A máxima para todo empreendedor é “não entende de finanças? CONTRATA! Não vai querer estudar que não é uma boa ideia”. E nossa teoria foi peça fundamental. No dia do jogo do Brasil da copa do mundo, nós estávamos juntas em reunião, fazendo análises financeiras sérias, que me fizeram tomar uma decisão muito importante sobre meu negócio. Com certeza, sem a ajuda da Patrícia, eu teria engrossado as estatísticas de falência e a Maria Rachel Lingerie não teria passado do primeiro ano. As vezes precisamos dar um passo atrás para reconstruir. “

    Gabriela Mileli - Fundadora da Bom Coração (Empresa de Aromatizadores) – Rio de JaneiroGabriela Mileli – Fundadora da Bom Coração (Empresa de Aromatizadores) – Rio de Janeiro

    “Seu serviço, através do relatório financeiro e das planilhas financeiras, me auxiliaram muito na organização de dados da minha empresa Bom Coração. Sou grata pelo seu carinho
    e profissionalismo”.

    Conheça a ProPAT - empresa de inteligência financeira

    ProPAT é uma empresa de Inteligência Financeira que avalia a viabilidade técnico-econômica para verificar se a ideia é lucrativa para abrir a empresa com segurança e, também, planeja a gestão financeira e cria estratégias de crescimento para empresas entrarem na espiral do lucro. Atua no mercado com profissionais extremamente qualificados e prontos para atender a necessidade da sua empresa. A ProPAT tem uma consultoria financeira que é personalizada para cada cliente.

    Entre em contato conosco , descubra como ter mais lucro no seu negócio! 

    Contato ProPat