Finanças para Clínicas e Consultórios Médicos

gestão financeira para clínicas médicas

A principal missão de uma clínica médica é cuidar da saúde de seus pacientes. No entanto, para que esse objetivo seja alcançado de forma eficiente e para que sua clínica tenha rentabilidade, é preciso ter gestão financeira.

As finanças cumprem um papel essencial na gestão de clínicas médicas. São elas que dão a base para que sua clínica possa continuar atendendo, cuidando de seus pacientes e gerando renda.

Precisamos calcular mensalmente todos os gastos da clínica médica, para conseguirmos projetar como será o ano financeiro. 

Neste artigo preparamos informações essenciais para você fazer a gestão financeira e otimizar as finanças da sua clínica ou consultório médico.

O que é gestão financeira para clínicas médicas?

Durante a faculdade de medicina, dificilmente os acadêmicos têm aulas sobre administração e gestão financeira. Mas, quando chega o momento de abrir e gerenciar o próprio consultório ou clínica, a necessidade desse conhecimento básico sobre administração surge.

O conceito de gestão financeira não é tão difícil quanto parece. A gestão financeira de uma clínica se resume em um conjunto de procedimentos e rotinas financeiras e administrativas que organizam todas as áreas.

Uma gestão financeira eficiente é aquela que controla os gastos e também os recebimentos, sejam eles por consultas, exames, tratamentos ou qualquer outra origem, com um acompanhamento de perto do fluxo de caixa. Além disso, também analisa resultados, projeta metas avalia o sucesso nas finanças a partir de indicadores e relatórios precisos.

Em tempos normais, de agenda cheia, muitas consultas e pagamentos em dia, um controle das finanças permite saber de forma mais precisa quanto dinheiro está entrando nos caixas, preparar uma reserva de emergência e até fazer investimentos para melhorar sua clínica.

Quer ampliar a clínica com mais médicos e especialidades distintas? Quer comprar um equipamento avançado para cirurgias mais precisas e menos invasivas? Quer investir em um curso de especialização? É a sua gestão financeira que vai garantir que isso seja possível e calcular para que não acabe gerando um rombo no seu orçamento.

A gestão financeira que vai evitar que sua clínica tenha muitos gastos desnecessários e outros tipos de desperdícios.

Já em períodos de instabilidade financeira, o controle das finanças se torna indispensável. Sem acompanhar bem de perto suas finanças, você não sabe onde cortar gastos e começa a ter problemas de gestão.

Qual a importância de finanças para clínicas médicas?

Com a gestão financeira para clínica em dia é possível ter o controle sobre todas as movimentações de recursos. Isso significa que pode ter informações reais de quanto entra e quanto sai do caixa, assim como, qual foi o lucro da clínica mensalmente.

Porém não adianta apenas saber, é importante que as ocorrências sigam um planejamento financeiro e sejam registradas em um sistema de gestão (ERP). Os valores de entrada e saída precisam seguir uma previsão, ou seja, tudo que foi planejado deve ser realizado. Desse modo é possível também saber quais são as variações que tem nessa previsão, tudo o que foi considerado durante um período. Um exemplo prático é: se você pagou todos os boletos previstos para o mês, se pagou com atraso e juros ou se faltou alguma despesa a ser paga.

O controle de fluxo de caixa na clínica é essencial para garantir que uma queda muito alta no faturamento não seja surpresa ao final do mês. Ter esse controle também favorece o pagamento de contas. Dessa maneira, é possível entender rapidamente os melhores prazos e prevenir atrasos nos pagamentos de profissionais ou em despesas emergenciais.

Sendo assim, ao planejamento consegue analisar os resultados e também dar maior autonomia para investimentos futuros. Também consegue promover ajustes nos planos inicias, por exemplo, para conseguir atravessar um período difícil no movimento da clínica.

Vale planejar também projetos de expansão e melhorias na própria estrutura do clínica. Para isso, a primeira etapa é realizar um levantamento da atual situação financeira e estipular o progresso necessário nos próximos períodos.

Em resumo: a gestão financeira impede que se comprometa a continuidade do estabelecimento médico. Assim, afastam-se os atrasos nos pagamentos de fornecedores ou a incapacidade de investimentos em atualizações, por exemplo.

Quais os benefícios de finanças para clínicas médicas?

Quais os benefícios de finanças para clínicas médicas?

Em momentos de crise, a gestão financeira clínica é muito importante para saber tomar medidas diante de indicadores negativos. A exemplo, no Brasil no início da pandemia, 82% dos médicos tiveram suas rendas negativamente afetadas, segundo a matéria publicada no Estadão.

Nesse sentido, os gestores de clínicas com maior controle financeiro têm mais facilidade em identificar onde é possível cortar gastos e o que deve ser feito para evitar prejuízos ainda maiores.

Uma gestão financeira eficaz consegue contar com todo o suporte tecnológico necessário para que sua clínica consiga ter lucro. Sendo assim, é possível melhorar a performance da clínica quando se tem um bom gerenciamento. Entre os principais benefícios estão:

  •  
    • Organiza o fluxo de recursos por receitas e despesas;
    • Evita a dispersão de dados e informações;
    • Facilita o registro, a consulta e a emissão de relatórios;
    • Reduz a incidência de erros;
    • Permite a previsão e o acompanhamento dos resultados;
    • Separa as contas pessoais com as contas da clínica;
    • Gerar retorno financeiro e de performance aos empreendedores médicos;
    • Reduz a inadimplência;
    • Identifica onde cortar gastos;
    • Conhecer os procedimentos que trazem maior retorno financeiro (receita);
    • Saber qual foi o lucro mensalmente;
    • Ter um controle do estoque.

Sua clínica cuida da saúde das pessoas, nossa empresa cuida da saúde financeira da sua clínica. Não perca mais tempo, contrate a gestão financeira para clínica e comece a ter maior controle do fluxo de caixa, entradas, saídas e principalmente: aumento ainda mais o seu lucro! Desfrute de tudo o que sua clínica proporciona para os outros e para você!


Leia Também:

Clínica médica: O segredo para aumentar a receita

4 Regras de inteligência financeira para sua clínica

Saúde financeira para sua clínica


Contato ProPat