Plano de Negócios

Abra uma STARTUP com segurança, mas garanta a viabilidade da ideia.

Oferecer valor aos clientes, aliado a tecnologia e inovação, são os princípios básicos de uma Startup.

Esse modelo de negócio surgiu para fazer com que ideias, processos e estratégias precisassem ser repensados.

É um engano achar que qualquer negócio que use alguma tecnologia possa ser considerado uma Startup. Por este motivo, hoje, eu te convido para essa leitura que vai eliminar as dúvidas que ainda tinha sobre este assunto.

Aqui, neste artigo, você vai ler sobre:

  • Como surgiram as Startups,
  • Alguns exemplos de Startups,
  • O que é preciso considerar antes de abrir uma Startup e
  • Quanto de dinheiro é preciso para abrir uma Startup.
Como surgiram as Startups

1 - Como surgiram as Startups:

No sentido literal da palavra, Startup significa “comece”, portanto, o termo trazido dos EUA surgiu em 1996. Este conceito surgiu para identificar um novo tipo de empresas: 

a) que nascem com ideias inovadoras; 

b) que tem processos escaláveis. 

As Startups tem como objetivo entender necessidades de consumo e propor ofertas inovadoras.

Alguns exemplos de Startups

Neste parágrafo, você se surpreenderá com o seu consumo de produtos oriundos de Startups. Em nosso dia a dia usamos os serviços de Startups que nem mesmo conseguimos identificá-las. Assim, o que sabemos é que, na maioria dos casos, o mundo seria muito diferente sem elas.

O iFood, por exemplo, é uma Startup de inovação e atendimento das necessidades de consumo. Quem nunca fez seu pedido no app que atire a primeira pedra, não é mesmo?

Líder na entrega de alimentos, o aplicativo foi fundamental inclusive durante o período da pandemia. Hortifruti, padarias, lojas, inclusive, as grandes redes de supermercados aderiram à plataforma. Além disso, os restaurantes puderam manter a sua operação no delivery. O que teria sido um caos se o modelo de negócio não existisse.

Além desta Startup, podemos listar outras tantas como Nubank, PagSeguro, Loggi, e muito mais.

O que é preciso considerar antes de abrir uma Startup

2 - O que é preciso considerar antes de abrir uma Startup:

 
  • Inovação – Tecnologia, processos eficientes e automatizados;
  • Potencial de crescimento – Modelo de negócio escalável sem demandar tantos recursos financeiros;
  • Capacidade de entrega ampla – A quantidade de consumo não interfere na capacidade de entrega;
  • Mínimo produto viável – O MVP funciona como meio de validação da proposta e modelo de negócio e;
  • Implementação – Ter profissionais que se complementem. Buscar a aproximação de núcleos que fomentem o modelo de negócio e as aceleradoras.

 

As regiões do Brasil onde se concentram as principais Startups são: em primeiro lugar, São Paulo e, em segundo lugar, Rio de Janeiro.

Leia tambémPlanejamento Financeiro: é de centavo em centavo que se chega ao milhão

Quanto de dinheiro é preciso para abrir uma Startup

3 - Qual o valor necessário para criar uma Startup

Não é possível determinar o valor apenas no momento da ideia. É preciso considerar alguns fatores como a ideia em si e o plano de execução. A vontade e perfil do empreendedor, no entanto, são fatores fundamentais. 

O que posso dizer é que para formatar um plano de execução viável, as etapas precisam todas ser mapeadas e entre elas estão:

  • Ideia;
  • Diferenciais práticos para o segmento;
  • Complexidade operacional;
  • Análise de escalabilidade;
  • Planejamento econômico e;
  • Equipe comprometida com resultado.

 

A parte mais atraente do modelo de Startup, no entanto, é saber que existem as incubadoras ou aceleradoras. Elas são como valiosos estímulos aos empreendedores criativos e inovadores.

Por um lado, as incubadoras se encarregam de oferecer meios de ampliar o conhecimento, e por outro, as aceleradoras fortalecem o propósito e facilitam a conquista do espaço dentro do mercado.

No dia 01 de setembros de 2021, a Revista Exame publicou em seu site o artigo “startups brasileiras recebem US$ 772 milhões em agosto”. Um volume três vezes maior, do que no mesmo período do ano passado, quando captaram 191 milhões de dólares. Os dados são do mais recente relatório Inside Venture Capital, do hub de inovação aberta Distrito. Os setores que mais estão em alta são: fintechs, retailtechs, healthtechs e edtechs.

Portanto, a aceleração do movimento de transformação digital serviu de insumo para uma corrida em busca de mais modernização. O processo, que começou em 2020, ganhou ainda mais forma em 2021 e a tendência para os próximos anos é o continuo crescimento.

 

Então, se você precisa de uma parceira experiente para avaliar criteriosamente a viabilidade técnico-econômica da sua ideia, fale com a ProPAT. Você vai se surpreender com o que podemos fazer para você ser ainda mais assertivo em suas decisões. Agende agora uma reunião,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Contato ProPat