Nas contas, não arredonde os valores para cima ou para baixo;  faça um controle rigoroso e certeiro

No meu e-book Espiral do Lucro, apresento alguns cases de empresas que atendi e mudaram o rumo de suas histórias, já que, da forma que seguiam, estavam caminhando para o fim, e, então, conseguiram uma guinada   Em um dos tópicos, ainda no início da consultoria, oriento para a mudança de consciência e para desenvolver um planejamento financeiro certeiro,  com um registro criterioso das finanças, de centavo a centavo.

E não se trata de força de expressão:  a organização financeira deve ser feita levando em conta todas as casas decimais dos valores, sem arredondar para cima ou para baixo, tanto para as entradas, quanto para as saídas.  É com esse controle rigoroso que você chega a definição da  margem de lucro do seu negócio, e assim passa para um outro patamar: a autossustentabilidade do negócio e a estratégia de crescimento.

Se quer saber o real impacto dos centavos ignorados, basta pesquisar o lucro de grandes redes de supermercados, e projetar o quanto dele não vem dos  “0,10”, “0,20” ou “0,30” centavos do troco, não devolvidos aos clientes por falta de moeda.

Pense no fluxo de 20 mil pessoas em uma rede, ao longo do mês, que deixam de receber de volta esses valores?  O consumidor, claro, não sentirá no bolso, não verá tantos impactos, porém o estabelecimento receberá um valor significativo por não pagar esses “centavinhos”.

Mas, voltando à rotina da sua empresa: claro que nosso medo não é o de um faturamento alto, como das redes, a nossa preocupação é, sim, negligenciar os centavos  na margem de lucro dos produtos a cada venda ou no custo de produção. O fluxo de caixa é o primeiro a “gritar” por  contas sem controle rigoroso. “ Tem algo errado aqui!”

Esse, que envolve as movimentações financeiras cotidianas, como contas a receber e a pagar, receitas, pagamentos realizados, é a base para a saúde financeira das empresas, e que organiza e permite fazer projeções para os  próximos meses. 

Sem esse controle metódico e constante  fica impossível gerenciar as finanças para um determinado período, com informações suficientes, para fundamentar as decisões que serão tomadas.

No que se refere ao lucro, com a correta e precisa marcação de valores “quebrados”, chega-se ao lucro específico de cada produto,  e  assim a rentabilidade da empresa também será mais precisa.

Sintetizando, seguem cinco benefícios para o seu negócio de fazer esse controle, anotando cada centavo.

  1. De centavo em centavo, chega-se ao milhão;

Basta fazer conta, multiplicar os centavinhos negligenciados no custo de produção ou nos descontos multiplicados por milhares; Vai ter rombo no caixa com certeza.

  1. Precificação Correta;

        É possível chegar ao valor do produto adequado para venda, sabendo exatamente o custo de produção e estabelecendo uma margem de lucro.

  1. Estratégia de descontos;

O acompanhamento de entradas e saídas criterioso, permite saber qual a margem de lucro dos produtos, e qual rentabilidade de cada um, e assim planejar campanhas e promoções.

  1. Planejar Ações;

 Sabendo criteriosamente o lucro e a rentabilidade da empresa, é possível fazer previsões e pensar em estratégias

  1. Fluxo de Caixa preciso;

Acompanhar todo o processo de entrada e saída e evitar possíveis desvios e corrigir erros.

Sabendo das vantagens em fazer o controle,  indico, em primeiro lugar, que abandone de uma vez a caneta para o controle das finanças, isso quer dizer sair do método básico, em que é anotado em um caderno as despesas e recebimentos. Esse controle, que parece mais simples e o ajuda a ganhar tempo, já que muitas vezes os empreendedores são multitarefas, não é eficiente.

São muitas variáveis em torno dos números, e sem uma automação, os erros vão aparecer e as projeções terão impacto.

Portanto, a partir de agora, independente do porte da sua empresa, é hora de migrar para um modelo de registro que permita maior controle, projeções e resultados. Simplesmente utilizar planilhas de Excel não parece também  uma solução ideal. O correto é utilizar Softwares de Gestão, e aí se faz mais importante a correta marcação e precisa, dos centavos.

Indico mais algumas estratégias que não podem faltar para o planejamento financeiro:

1) Faça a gestão de caixa diária e a gestão do orçamento mensalmente.

2) Mantenha um controle rigoroso! Compare todos os lançamentos, notas fiscais e verifique possíveis discordâncias de valores.

3) Não use suposições de informações e dados, de forma alguma. 

4) Fazer o controle do estoque e calcular o seu valor

Se quer tornar o  planejamento financeiro da sua empresa mais sólido, com uma precificação adequada, objetivando o lucro e saúde financeira, procure a Propat.

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