Custos de TURNOVER: Quais os impactos da rotatividade para seu negócio?
O Turnover representa a substituição de um posto de trabalho por outro, isto é, a demissão seguida da admissão. Assim, para que seja caracterizado um índice de rotatividade ou turnover, é necessária a contratação de um novo profissional para o posto até então ocupado por um colaborador que foi desligado.
A entrada e saída dos profissionais passa muitas vezes despercebida pelos gestores e pelos próprios recrutadores. O turnover dentro de qualquer corporação acaba sendo uma despesa extra, isto é, um custo que poderia ser evitado. Contudo, os índices podem ser diminuídos quando a empresa possui processos de RH mais qualificados.
Apesar da rotatividade de alguns setores do mercado ser maior que a de outros, como por exemplo Construção Civil, Agricultura, e Comércio, segundo aponta um levantamento do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), é papel dos profissionais de recursos humanos e empresas de mentoria evitar que ela se torne rotina nas empresas. Isso porque a simples saída de uma pessoa pode gerar custos que, muitas vezes, não estavam planejados.
De acordo com o estudo da Human Resources Management, realizado em 2015, quando um profissional se desliga de uma empresa, o valor gasto com as burocracias e para encontrar e treinar seu substituto chega a ser equivalente a nove meses de remuneração do empregado que saiu.
Isso porque, junto com o antigo colaborador, também é perdido tempo de trabalho, eficiência e rapidez nos processos, além do período demandado para que o novo contratado se adapte às demandas do dia a dia. Além disso, outro ponto que merece total atenção dos gestores é que a saída de pessoas ainda pode impactar negativamente outros colaboradores, podendo gerar desmotivação e questionamentos se não devem fazer o mesmo.
Para reduzir o turnover nas empresas é preciso analisar o processo desde o momento em que uma vaga é aberta até a entrevista demissional.
Como a ProPAT pode ajudar a sua empresa? Inicialmente você precisa saber se as suas práticas de gestão de pessoas estão adequadas, motivam e retêm os funcionários, posteriormente verificar a sua taxa de rotatividade e custos extras advindos desta taxa. A ProPAT tem um diagnóstico que avalia estes fatores, se você tiver interesse em avaliar o seu negócio, entra em contato conosco e agende uma visita “in company”. Nós podemos ajudar você e a sua empresa a aumentar a lucratividade. Você não quer preparar e treinar seu empregado, para ele levar todo o conhecimento adquirido para o concorrente, certo?