Vende muito, mas não vê seu lucro?

Vende muito, mas não vê seu lucro?

Vende muito, mas não vê o lucro?

Uma das maiores perguntas que recebo é: “Tenho uma empresa que existe há muitos anos, mas não enxergamos lucros, porque no final do mês não sobra dinheiro no caixa. O que está errado?” Por que não vê seu lucro?

É importante entender que estamos passando por uma grande crise econômica, devido as consequências da pandemia, guerra da ucrânia, inflação elevada e eleição. Todos impactam diretamente aos nossos gastos. Para empreender é importante exigir algumas habilidades por parte de quem decide entrar de cabeça no mundo dos negócios. Pois irá enfrentar incertezas do mercado e também realizar o sonho de ter seu próprio negócio.

O que pode estar acontecendo que não vê seu lucro?

Uma das competências é o controle da ansiedade em relação ao retorno financeiro e lucro. É necessário, portanto, manter o autocontrole, a paciência e o entendimento de que, no mundo dos negócios, temos momentos de retorno garantido e positiva sobra no caixa. Em outros momentos, apesar de todos os esforços, o dinheiro diminui e os lucros ficam cada vez mais distantes de serem alcançados.

Para conseguir ter lucro dentro da sua empresa é importante ter equilíbrio entre receita e despesa. Essa competência precisa estar bem desenvolvida em todos os empreendedores, pois nem sempre investir é sinal de lucratividade ou crescimento.

Se sobra dinheiro na conta corrente no final do mês, isso não quer dizer que é lucro. Você não pode gastar sem avaliar sua receita e despesa. No dia cinco do mês seguinte, precisará pagar os seus funcionários com o dinheiro que estava na conta. Se você tiver gastado, não será possível cumprir com as obrigações.

Ainda falando sobre investimento, é importante dar uma grande atenção ao estoque. Para não comprar uma excessiva quantidade de mercadoria sem levar em conta que estoque cheio não é sinal de ganho.

Negocie também valores e taxas de juros, bem como volume de compra e processos de entregas. Caso não seja possível, mude de fornecedor, sempre com o foco na redução de custos.

Alcançado esse equilíbrio, chegou a hora de criar a disciplina de controle sobre o fluxo de caixa. Ao disciplinar esse controle, pode-se analisar as entrada e saídas, a fim de chegar às possíveis perdas de lucro.

 

Como é o controle de entrada e saída do seu dinheiro?

É extremamente importante registrar tudo o que entra e sai, contas a pagar, a receber, categorias de receitas, despesas, identificações e tudo o que tiver dentro da sua empresa. Cada fluxo de caixa precisa ser monitorado a caminho para poder enxergar os lucros.

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A organização de todos os processos financeiros e administrativos são a chave para o lucro aparecer, entender para onde ele está indo e o porquê. Contudo, pode ser que o seu lucro não seja alcançado, mas pode ser que ele esteja sendo alcançado e não esteja sendo percebido.

Existem duas visões diferentes quando falamos da avaliação de um negócio. A visão caixa que é realimente quanto entrou e saiu da conta corrente e, a visão competência que é a data do fato gerador e informa se a empresa está com lucro ou prejuízo. As duas visões são complementares na análise financeira do negócio.

Realmente a falta de organização é um fator condutor para não percepção e falta de controle sobre os lucros. Analisar é controlar; criar para disciplinar e equilibrar para lucrar. Pense nisso quando estiver frente às inúmeras dúvidas da atividade empreendedora e nunca se esqueça de perguntar sempre.

Claro, no começo de um negócio é normal que o lucro demore aparecer. No entanto, sempre que uma empresa nasce, existe um tempo para que tenha o retorno do investimento, ou seja, primeiro você investe. Depois você conseguirá cobrir os gastos, quando estiver estabilizado é quando você começará a ver o lucro. Caso não esteja vendo, algo está errado.

Neste caso, contrate um especialista da ProPAT para calcular o lucro do seu negócio e identificar onde estão as despesas ocultas, avaliar se o fluxo operacional está condizente com o fluxo financeiro e avaliar a margem de lucro dos seus produtos/ serviços. Entre em contato conosco e agende uma reunião.

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