Planejamento Estratégico Orientado à Resultados

Planejamento Estratégico Orientado à Resultados

O Planejamento Estratégico tem como objetivo orientar a empresa na análise do ambiente interno e externo, viabilizando o desenvolvimento de uma visão do futuro e as respectivas estratégias para alcançá-la. Alinha a empresa no alcance das metas de médio e longo prazo. Formula objetivos estratégicos para seleção de iniciativas, desdobrando em programas ou projetos  e estabelecimento de indicadores de desempenho. É preciso ter uma visão sistêmica da companhia sem entrar no detalhe.

Os fatores internos e externos da organização são analisados, por exemplo, o cenário econômico global e a situação do mercado em que a empresa atua. Uma excelente ferramenta nesta hora é a análise SWOT que ajuda a mapear todas as Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças e fornece uma ótima base para a estruturação dos demais planos estratégicos.

A empresa precisa ter muito bem definida qual seu propósito, aonde quer chegar e o que considera mais importante no caminho. Denominamos estas perguntas como Missão, Visão e Valores.

A partir deste mapeamento inicial, se definem as  metas e objetivos a serem alcançados pela empresa dentro do horizonte que está sendo projetado através do SMART.

Alguns exemplos de objetivos estratégicos:

  • Aumentar a satisfação dos clientes em 20%;
  • Reduzir os custos de produção em 15%;
  • Aumentar o faturamento em 10% até o final do ano;

Normalmente o planejamento estratégico é feito anualmente para um período de 1 até 10 anos, sendo revisado e atualizado constantemente. Se isto não ocorrer, os planos sofrem um sérios riscos de ficarem obsoletos e serem abandonados dentro da empresa.

Os planos de longo prazo são uma das formas mais simples e poderosas de engajar seus colaboradores com os objetivos da empresa e gerar grande satisfação em todos com o alcance dos resultados.

Os benefícios de desenvolver um planejamento estratégico focado em resultado são: Ter maior agilidade nas tomadas de decisões; Obter mais conhecimento sobre seus concorrentes; Melhorar a comunicação entre os funcionários; Aumentar a capacitação gerencial até dos funcionários de níveis inferiores; Definição clara de papéis e responsabilidade dos funcionários; Maior capacitação, motivação e comprometimento dos envolvidos;  Melhor relacionamento entre empresa e ambiente; Maior capacidade e rapidez de adaptação dentro da empresa; Melhorar a visão de conjunto;

A Alta Administração da empresa lidera com mais responsabilidade e maior controle de seus funcionários e ao mesmo tempo os próprios funcionários se sentem mais motivados a trabalhar mais seguros e informados sobre seus cargos e atividades. O mais importante de todo esse conjunto é o entrosamento da empresa, tendo mais produtividade e claro lucro.

Você tinha conhecimento de todas estas informações? Tem alguma ação que você usa no seu dia-a-dia ou conhece algum caso de sucesso? Vamos adorar conhecer! Compartilha com a gente aqui nos comentários.

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