A importância do personal branding
Em um mercado cada vez mais competitivo e globalizado, em que as instituições estão mais focadas nas pessoas e as redes sociais viraram as principais plataformas de comunicação direta, o personal branding está cada vez mais em destaque. Em bom português, marca pessoal é o que conhecemos também por reputação. Ou seja, aquilo que você é – as características que nasceram com você, as habilidades e competências que desenvolveu e as conquistas pessoais e profissionais que você alcançou ao longo da sua trajetória.
Com as mudanças no mundo corporativo, comunicar e compartilhar a sua imagem pessoal passou a ser fundamental. É preciso “ser visto” – não a qualquer custo, mas com qualidade. É necessário criar pontes para conexões mais assertivas, estar em contato com as pessoas certas e abrir novas oportunidades. Como dissemos nesse vídeo, se o mercado gostar da sua marca, ele irá atrás de você! Por isso, adotar algumas estratégias de marketing pessoal podem ser bastante úteis. Com planejamento adequado, qualquer profissional pode adotar ações para ampliar a sua exposição positiva.
É claro que, antes de tudo, é preciso definir seus objetivos. Por que quero divulgar minha marca pessoal? De que forma quero ser reconhecido? Qual é o meu propósito? Quais são os meus valores? Que mensagens quero transmitir? Com que público desejo falar e me relacionar? Qual é a minha identidade? Quais são meus pontos fracos e fortes? O que eu tenho a oferecer aos outros e ao mercado? O que me torna único? Esses serão os pilares da sua marca e da sua comunicação, ou seja do seu personal branding.
Para que você possa partir para a prática, preparamos um pequeno guia:
Construa sua autoridade
É importante que você mostre aos outros suas habilidades e conhecimentos. Selecione os assuntos que mais domina e discorra sobre eles: artigos, vídeos, postagens nas redes sociais… Assim, aos poucos, os outros vão reconhecendo em você um especialista nesses temas.
Escolha um ou poucos nichos
Ninguém pode ser especialista em tudo. Então, escolha uma ou duas áreas para tratar com mais profundidade.
Quem é e onde está seu público
Quem é o seu público? Onde ele se informa? Ele acompanha redes sociais? Quais delas? Ou frequenta fóruns de discussão? É nesses canais que você deve estar presente.
Linguagem e formato
Decididos quais são os canais e o perfil dos profissionais com quem você quer se relacionar, defina como será o seu material: usará mais videos ou textos? Vai apostar em infográficos? Artigos longos ou posts curtos? Linguagem formal ou informal? Lembre-se de que os formatos e a linguagem devem estar alinhados com a mensagem que você quer transmitir.
Defina uma periodicidade
Não adianta você abrir várias frentes e não alimentar os seus canais. Crie disciplina e reserve um tempo por semana para produzir os conteúdos que vão reforçar a sua marca.
Vale destacar que a visibilidade não se alcança do dia para a noite. É preciso um trabalho coeso e paciente para se chegar lá. Invista em si, persista e colha os frutos!
Se você quiser saber mais sobre personal branding ou se precisa de alguma orientação sobre como cuidar da sua marca pessoal, nos procure!