Diferença entre lucratividade e rentabilidade: tudo o que você não sabia sobre o assunto
Neste artigo falaremos de como calcular a rentabilidade e a lucratividade do seu negócio, assim como, a interpretar o resultado do cálculo.
Aqui, você verá:
É importante conhecer a diferença entre rentabilidade e lucratividade para direcionar melhor as estratégias para cada um desses indicadores, visando sempre o sucesso da empresa.
A lucratividade tem como base o faturamento do negócio, enquanto isso a rentabilidade tem o principal objetivo apontar o retorno sobre o investimento em algum determinado período do ano.
Vamos por partes!
Antes de tudo é interessante começar pelo lucro, que se resume ao montante final de receita que a empresa consegue faturar depois do abatimento de tributos e gastos. Sendo assim, estamos nos referindo ao conceito de lucro líquido. Além dele, também existe o conceito de lucro bruto que é responsável pela diferença entre o valor de produção e o valor da venda do produto.
Lucro bruto = Receita – Custos de produção (direto e indireto)
Lucro líquido = Receita – Custos – Despesas
Leia também: Gestão Financeira para entrar na Espiral do Lucro
A lucratividade, portanto, consiste em uma métrica que mensura a eficiência operacional. Sendo assim, podemos dizer que um negócio é lucrativo quando o produto final da divisão entre o lucro líquido e o volume de vendas é positivo.
Lucratividade = Lucro líquido/ Receita bruta x 100
Com o resultado conseguimos entender alguns percentuais e comparativos que serão extremamente eficazes para avaliar o seu negócio. Como:
Voltando ao exemplo do dono da franquia que tem um lucro líquido de R$ 6.000 no mês. Supondo que, para conseguir esse lucro, ele teve de vender R$ 60.000 em produtos. O cálculo da sua lucratividade fica assim:
Lucratividade = 6.000 ÷ 60.000 x 100 = 10%
Ao analisar este indicador, é importante verificar se o resultado atende aquilo que foi estabelecido no planejamento estratégico da empresa. A partir dessa avaliação, é possível propor mudanças nos processos, como a substituição de matéria-prima para reduzir custos, a alteração do regime tributário, quando possível, ou uma modificação no quadro de funcionários.
Neste exemplo, a cada 60 mil vendido, ele lucra 6 mil, ou seja, 10% de lucratividade. Quanto maior o resultado deste indicador, melhor para empresa. Neste caso, está baixa, mas ainda dá lucro.
Este indicador descreve a capacidade da empresa de gerar retorno financeiro a partir de cada real investido, seja por capital próprio, seja de capital de terceiros (investidores, por exemplo). Conhecer a rentabilidade de um negócio mostra não apenas a capacidade que ele tem de se pagar, como também, se não teria sido mais vantajoso ter deixado o dinheiro no banco, em vez de abrir a empresa.
O cálculo, descrito abaixo, aponta se após certo período o negócio está oferecendo um rendimento superior ao que foi investido.
Rentabilidade (ou ROI*) = Lucro líquido/ Investimentos x 100
*return of investiments
Exemplo, um empreendedor investiu R$ 150 mil para abrir uma franquia. Por mês, ele está conseguindo tirar da empresa R$ 6.000. O retorno mensal do seu investimento será:
Rentabilidade = 6.000 ÷ 150.000 x 100 = 4%
Se tivesse deixado esse dinheiro no banco, seria difícil o empresário conseguir um investimento que lhe desse uma taxa de retorno mensal de 4%
Isso significa que a cada R$ 1 investido, a empresa obteve um retorno de R$ 0,04.
Se você quer aumentar o lucro do seu negócio, leia também o artigo, 4 estratégias para aumentar o lucro.
Para ter uma ideia se o negócio está indo bem, é preciso olhar para os dois indicadores em conjunto. Analisar apenas um dele pode levar a falsas impressões, tanto positivas como negativas.
Ambos têm como base de comparação o lucro líquido, mas apontam para análises distintas do desempenho financeiro.
Além disso, a lucratividade depende dos custos, da formação de preços e da relação com a concorrência, que determinam se a receita das vendas será suficiente para cobrir todos os custos e ainda gerar lucro no saldo final.
Já a rentabilidade depende da capacidade do negócio de gerar retorno a partir dos recursos investidos.
Controlar as despesas e gastos da sua empresa é essencial, quando, você otimiza torna ainda mais eficiente a sua gestão financeira. Seja no reembolso de despesas, gerenciamento de gasto com cartão coorporativo e, inclusive, administrando seu fluxo de caixa. O controle financeiro é importante para descomplicar os gastos.
Neste contexto, medir os indicadores de forma adequada traz segurança para as operações e qualifica o processo de tomada de decisões.
Agora, que você já sabe como diferenciar, calcular e aplicar os indicadores no dia-a-dia do seu negócio, aproveite para considerar uma possível expansão para o mercado nacional, e quem sabe, internacional.
Então, se você precisa de uma parceira experiente para melhorar seus indicadores financeiros, fale com a ProPAT. Você vai se surpreender com o que podemos fazer para você ser ainda mais assertivo em suas decisões. Agende agora uma reunião.
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