A escolha do ponto comercial é uma das grandes responsáveis pelo sucesso ou pelo fracasso de um empreendimento. Por isso, é uma decisão que deve ser tomada com cuidado e de forma planejada, considerando desde questões legais até aspectos mercadológicos. A seleção deverá levar em conta o modelo de operação, o perfil dos clientes e até mesmo a vizinhança. Se você não sabe como escolher o ponto comercial, preparamos uma espécie de roteiro para ajudar você nesta tarefa!
>> Quem são e onde estão seus clientes?
Esse é o primeiro e mais importante ponto da sua análise, afinal é o cliente é a razão de existir do seu empreendimento. Via de regra, a maioria dos clientes de um comércio está a até três quilômetros de distância do negócio. Portanto, é importante saber onde estão os seus consumidores. Também é imprescindível ter uma ideia precisa do perfil da clientela: faixa de renda, idade média, hábitos de consumo, etc.
>> Acesso
Negócios de passagem – aqueles em que o consumidor é atraído pela fachada ou por promoções ao passar pelo estabelecimento, como algumas lojas de roupa ou lanchonetes – precisam estar em locais de grande fluxo de pedestre e ter boa visibilidade. Já negócios de destino – cujos clientes se deslocam exclusivamente para visitar o empreendimento, como cabeleireiros, escritórios de advocacia, pet shops e lavanderias – não precisam estar em lugares tão movimentados, mas devem contar com outros benefícios, como estacionamento.
>> Longe ou perto dos concorrentes?
Depende do negócio. Para alguns, faz mais sentido estar junto dos concorrentes ou de negócios complementares. É o caso de lojas de roupa, que precisam estar próximas de outras lojas do mesmo estilo e também de lojas de acessórios, como bolsas, sapatos e bijuterias. Mas há outros empreendimentos que vão melhor sozinhos ou que precisam ficar próximos de fornecedores.
>> Rua ou shopping?
As lojas de shopping e as de rua são meios de compra bastante diferentes e têm propostas e clientes igualmente distintos. A escolha por um ou outro meio deve depender do tipo do seu negócio e da exposição de que necessita.
>> Tamanho
Dimensione o tamanho da sua operação: quantas pessoas vão trabalhar no local, se haverá necessidade de exposição de produtos, balcões de atendimento, área de backoffice, sala de reunião, etc. Espaço de menos pode inviabilizar o bom funcionamento do negócio, ao passo que espaço demais pode onerar desnecessariamente a operação e ainda dar um aspecto de que o empreendimento está vazio.
>> Custos adicionais
Não esqueça que o aluguel ou a compra do imóvel não são os únicos custos envolvidos na abertura de um ponto comercial. Indiretamente, valores decorrentes de segurança, manutenção e estacionamento, por exemplo, podem pesar no orçamento do empreendedor. Em um shopping center, esses valores já estão incluídos na negociação, mas em lojas de rua deverão ser mensurados à parte.
>> Antes de assinar o contrato
Depois de escolhido o local, mas antes de fechar o negócio, verifique porque o antigo proprietário ou locatário resolveu deixar o ponto. Isso pode dar uma pista se você também poderá ter problemas. Observe as operações do entorno: veja se as lojas ali têm bastante movimento ou se há muitos pontos fechados.
>> Infraestrutura
Paredes limpas e recém-pintadas podem esconder sérios problemas, como encanamentos velhos ou fiação inadequada, que vão dar muita dor de cabeça depois que o seu negócio estiver em plena operação. Então, o ideal é fazer uma apuração minuciosa das condições do imóvel. Se o seu empreendimento demandar um layout específico, verifique se o imóvel pode ser adaptado.
Ainda tem dúvidas sobre como escolher o ponto comercial ideal para o seu negócio? Então nos procure! Teremos todo o prazer em orientar você rumo ao sucesso!