Importância da precificação correta

Precificação

Precificação correta é sinal que você está na espiral do lucro. 

Empreender pode ser um pouco trabalhoso e com alguns obstáculos. Podem impedir que o empreendedor alavanque no seu negócio, como alta carga tributária e até mesmo uma grande burocracia. Ainda existe fatores que são capazes de definir o sucesso do negócio. Um destes fatores, entretanto, é a forma correta de fazer a precificação dos seus produtos ou serviços. 

Neste artigo você verá: 

– Por que precificar corretamente;

– Estratégias de precificação;

– Estudo de caso de cliente;

 

O preço de venda é um dos fatores primordiais. Ele influencia na tomada de decisão de compra dos clientes. Nos dias atuais e dentro de um mercado competitivo o cliente leva em consideração o gasto financeiro como um fator de peso. 

 

As empresas precisam ter certeza que estão oferecendo o melhor produto sem impactar o lucro. Principalmente, porque hoje há uma grande competição do mercado. A falta de informação e conhecimento sobre o custo do produto e do mercado inserido das pequenas empresas, contudo, contribui em colocar obstáculos aos administradores em definirem o preço de venda.

 

Quando não existe o conhecimento, ou até mesmo, a insuficiência de controles para a identificação de custos e despesas, a empresa acaba precificando os produtos de forma aleatória ou até mesmo indevida. Assim, não existe fundamento e pode gerar prejuízo ou o lucro não aparecerá

Com o preço baixo, é provável, que você tirará do seu lucro para compensar gastos. Caso os gastos sejam muito altos, poderão afastar clientes e prejudicará o crescimento da empresa a médio e longo prazo. Lembrando sempre que o valor cobrado, também afeta a maneira com o público vê seu negócio. Se os preços são justos a imagem é de integridade, confiança e credibilidade atraindo novos clientes. Por outro lado, quando estão em desequilíbrio passa a ideia de uma empresa não muito confiável.

Leia também:

Os três erros que afetam a precificação

Como precificar em um cenário de volatilidade

Desafios da precificação e lucratividade

Gestão financeira para entrar na espiral do lucro

Mas afinal quais são as estratégias para precificação o produto?

A empresa precisa estar ciente e ter um valor sustentável, que seja alinhado com seus objetivos. Diante disso, o mercado usa três formas de precificar:

Preço por Margem

Um dos mais recorrentes, estipulado a partir de uma margem de lucro que é calculada sobre o custo. Esse percentual deve ser calculado pela própria organização com base nos custos e despesas.

Precificação por concorrência:

O objetivo deste método é montar uma estratégia de preço baseado na concorrência e a partir disso, definir o preço que será repassado ao consumidor final. É importante se atentar, que esta estratégia deve ser realizada apenas com empresas que atuam no mesmo segmento de mercado.

Por demanda:

Este método utiliza os preços de acordo com o valor percebido pelos clientes, quanto cada consumidor paga em determinado serviço ou produto ou está disposto a pagar.

Toshiro & Co Cliente ProPAT

Embora tudo em nossa volta tenha um preço, a precificação pode não ser tão fácil para algumas pessoas. Muitas empresas nascem e morrem por não conseguir precificar corretamente produtos ou serviços. 

Este motivo fez nosso cliente Israel Toshiro procurar a ProPAT. Nos contratou para auxilia-lo na precificação de seus serviços prestados através da sua StartUp de business intelligence, e também, para o seu negócio de consultoria de carreira.

 

Utilizei o método de precificação competitiva, que desenvolvi para os clientes da ProPAT entrarem na espiral do lucro. Esta metodologia,  sobretudo, calcula o preço com base em 4 variáveis:

 

• Estratégia de precificação;
• Custo dos produtos ou serviços;
• Markup;
• Análise mercado.

Analisamos, portanto, que o preço justo para a consultoria de BI era 10 vezes maior, do que, o que ele cobrou do primeiro cliente. Ele estava tendo prejuízo e com o atestado de falência bem próximo se continuasse com o preço de venda anterior.

 

Faça como Israel, procure a ProPAT, para precificar corretamente e entrar na espiral do lucro. Entra em contato conosco, através do email ou telefone (propat@propat.com.br ou 21-98289-5353). Faça a sua empresa crescer ainda mais. 


Se você quiser receber um modelo de planilha para cálculo do markup, uma aula sobre precificação e um ebook que descreve um estudo de caso de uma empresa do varejo que trocou dívidas por lucro fazendo o planejamento e acompanhamento financeiro, clica aqui e acessa o seu kit de finanças enquanto está disponível. 

Contato ProPat