Planeje as compras com antecedência e melhore a gestão do estoque. Desta forma, o seu seu negócio será muito mais saudável.

Os benefícios vão desde a melhor organização à possibilidade de estratégia de vendas  e até o aumento da lucratividade

Assim como ao fazer um check up da saúde, o médico pede exames de sangue, para ter um parâmetro de diversos aspectos do paciente e posso encontrar onde está um possível problema, quando inicio uma consultoria de uma empresa, meu primeiro olhar é para o lucro – se não tem, algum desajuste existe aí . Em seguida, busco entender como é feita a gestão do estoque.

Se há produtos caros parados, ou em falta, ou aquela “energia” parada de muitos outros que estão encalhados por muito tempo, eis aí entrave para tornar a empresa saudável. Porém, é por isso que estou aqui: nesse artigo quero te orientar a fazer as compras da empresa e planejar o estoque de produtos e matéria prima, sem prejudicar sua cadeia produtiva. 

Vamos lá?

Primeiramente, vamos entender que o planejamento das compras tem um impacto na saúde da empresa por envolver a movimentação de recursos, muitos deles do chamado CAPITAL DE GIRO, por isso ela é essencial para manter a atividade comercial  – com organização “sustentável” do estoque e de mercadoria. 

Acredito que muitos empreendedores devem destinar pessoas para esse controle, afinal ela requer bastante atenção e são etapas de construção que levam tempo e não devem ser negligenciados de forma alguma  – e empreender, sabemos bem,  que muitas vezes  tem acúmulo de funções.

Passos para fazer planejamento completo

Aqui, sugiro, passos que devem ser seguidos para o planejamento completo, estratégico e responsável:

  1. Definir Periodicidade de Compra;

O processo deve levantar as demandas e projetar as vendas, com base na análise do histórico de vendas, levando em conta a sazonalidade, e assim determinar as compras que 

acontecem semanalmente. Só é possível com uma certa previsibilidade das vendas e assim com antecedência planejar essas vendas.

Nos períodos de queda de venda, de acordo com características do seu negócio, pensar em possibilidades para aumentar a receita.Por exemplo: uma loja de moda praia, pode investir na linha fitness no inverno, ou criar promoções dos itens que “sobraram” da temporada passada.

  1. Levantar as Demandas e Projetar as Vendas;

Essencial é estudar o mercado, observar a economia e as flutuações, listar as campanhas de marketing da empresa. Uma ideia: se tiver o objetivo de  alavancar a venda do Dia dos Namorados – assim, penso que as compras devem ser feitas nesse sentido, analisando, claro, a mercadoria já existente no estoque

Acredito que a pandemia também nos ensinou muitas coisas sobre planejamento. Quem poderia imaginar as mudanças que viriam – por isso a importância de estar atendo ao mercado.

  1. Colocar em planilhas as necessidades de compras;

Após essas duas etapas anteriores, reunir toda a demanda de compra e enviar de uma vez aos fornecedores. Quanto maior o pedido, maior a chance de melhores preços e condições comerciais.

  1. Orçar as mercadorias;

Aconselho a fazer orçamento com três fornecedores diferentes. Assim, é possível conferir o preço e o prazo de entrega.

Uma vez que estamos entendendo qual o melhor processo para o planejamento de compra, vamos entender como gerir o nosso estoque.

Antes de tudo, recomendo o uso de  softwares em que  possa  incluir todos os itens que estão armazenados. Caso não possa, faça pelas planilhas do Excel, mas deve-se anotar todos os produtos e matérias primas.

A gestão do estoque pode ser feita por dois métodos:

Just In Time

Traduzindo, quer dizer “ Na hora certa” em que o estoque é mantido no menor nível . Os pedidos de matéria prima só são feitos quando há demanda presumida, isto é, primeiro é realizada uma venda e depois vem a etapa de fabricação.

Assim, não existe estoque parado. Para que funcione, é preciso criar uma rede de fornecedores que atendam rapidamente e com frequência.

Vantagens: redução de custo, otimização de espaço, redução de desperdícios, fluxo aprimorado de agilidade na entrega, das etapas de produção e maior competitividade, por vender tudo que fabrica. 

Desvantagens: não é aplicado em empresas que apresente muitas oscilações e não tenha previsibilidade.

Curva ABC

Giro, faturamento e lucratividade são os três pilares desse método, e a partir deles é feita uma ordem de produtos, com objetivo de priorizar os que mais agregam valor para a empresa.

A teoria do método é baseada na Análise de Pareto, que termina a proporção de 80/20, isso é que 80% das consequência, vem de 20% das causas. Levando agora o conceito para a gestão financeira; 20% do estoque são os “Chamarizes do Negócio”, aqueles que valem muito para a empresa e possuem maior lucratividade, e que representam 80% da receita. Esse tipo de produto é chamado Curva A.

E assim, os da Curva B, correspondem a 30% dos itens disponíveis e representam 15% das receitas, e os da C, 50% deles, são 5% das receitas.

Para planejar, é importante ter no estoque sempre o A, que é o foco da empresa, em seguida o B e o C não deve ficar no estoque, deve ter rotatividade, atendendo a eventuais demandas.

Vale lembrar que essa é uma sugestão de proporção, variam de negócio a negócio, por conta de parâmetros diferentes, mas a ideia de “fatiar” em três, a quantidade de produtos para pensar as compras do estoque é mantida.

Vantagens: maior clareza sobre a diversidade de produtos, pensando em maior rentabilidade. 

Permite fazer análises e dá segurança para tomada de decisões. Além de fazer estratégias de precificação, por exemplo: diminuindo  o valor dos produtos do tipo C, para não deixar estoque parado e fazer caixa, ou aumentar os do tipo A, para ter maior lucratividade.

Desvantagens: necessário um controle rigoroso do estoque 

Caso precise de uma consultoria individualizada para o seu estoque e planejamento de compras, entre em contato com a Propat

No meu e-book Espiral do Lucro apresento cases de empresas que passaram a fazer uma gestão de estoque e mudaram sua história. 

 

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