O Brasil ainda tem um alto índice de falência de pequenas e médias empresas. De acordo com o Sebrae, cerca de 25% delas fecham com menos de dois anos de existência. Este índice pode chegar a 50% se considerarmos um período de quatro anos. E como fazer para evitar virar parte desta estatística? A resposta é: elaborando um plano de negócios.
Este documento é uma ferramenta importantíssima para se entrar num novo negócio com segurança, sabendo exatamente onde se está pisando. Ele mostra a viabilidade e define a estratégia do empreendimento, a fim de reduzir os riscos e aumentar as chances de sucesso do empreendedor. E ainda pode ajudar a criar um diferencial competitivo para o novo negócio, conhecer tendências de mercado e até facilitar a obtenção de empréstimos, financiamentos ou a busca de sócios investidores. Ou seja, está muito longe de ser uma bola de cristal, que apenas prevê o futuro. É, ao contrário, uma análise com base em dados concretos, que deve ser feita com seriedade e cautela. Ele traz informações estruturais, administrativas, financeiras, operacionais e de mercado – tudo que você precisa saber antes de abrir as portas.
O primeiro passo do plano é identificar o que a empresa quer ser, que atividade quer desempenhar, quais são os perfis dos sócios, seu formato jurídico e seu enquadramento tributário. Em seguida, é preciso olhar em volta, checando possíveis fornecedores, analisando o mercado e os concorrentes e definindo o público-alvo, a partir do conhecimento de seus interesses e comportamentos. Cumprida esta etapa, hora de partir para uma análise mercadológica, descrevendo quais produtos ou serviços serão oferecidos, estipulando precificação, estratégias promocionais e estrutura de comercialização.
Mas não para por aí! Ainda é necessário fazer um plano operacional, prevendo o layout da empresa, a capacidade de produção e avaliando a necessidade de pessoal. E conferir os aspectos financeiros, como investimento, capital de giro, custos fixos e variáveis, ponto de equilíbrio, lucratividade, prazo de retorno do investimento, etc. Por fim, com tudo isso já mapeado, vale identificar quais os pontos fracos e fortes da empresa no ambiente interno e externo, a fim de torná-la mais competitiva.
Claro que um plano como esse não nasce da noite para o dia. Em geral, leva até seis meses para ser concluído. Além de demorado, pode parecer muito trabalhoso, mas é um passo fundamental que pode ser cumprido com a ajuda de profissionais especializados, como nós da ProPAT.
Recentemente, auxiliamos na elaboração do plano de negócios do Espaço Referência, escola de dança na zona sul do Rio de Janeiro. O documento deu a segurança necessária para que as sócias tirassem a ideia do papel e dessem vida ao empreendimento. A partir das nossas análises, o que era o sonho de duas bailarinas se transformou em uma empresa de verdade, que já atende seus primeiros alunos e segue firme no propósito de levar a dança a cada vez mais pessoas. Assista um pouco sobre essa experiência clicando aqui.
E você, que pensa em abrir uma empresa, já colocou suas ideias no papel? Você vai se surpreender o que, nós da ProPAT, podemos fazer por você nesse planejamento. Entre em contato conosco. Abra o seu negócio com a certeza de que ele é lucrativo.
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