Falência de Pequenas Empresas

O Brasil ainda tem um alto índice de falência de pequenas e médias empresas. De acordo com o Sebrae, cerca de 25% delas fecham com menos de dois anos de existência. Este índice pode chegar a 50% se considerarmos um período de quatro anos. E como fazer para evitar virar parte desta estatística? A resposta é: elaborando um plano de negócios.

 

Plano de Negócios

Este documento é uma ferramenta importantíssima para se entrar num novo negócio com segurança, sabendo exatamente onde se está pisando. Ele mostra a viabilidade e define a estratégia do empreendimento, a fim de reduzir os riscos e aumentar as chances de sucesso do empreendedor. E ainda pode ajudar a criar um diferencial competitivo para o novo negócio, conhecer tendências de mercado e até facilitar a obtenção de empréstimos, financiamentos ou a busca de sócios investidores. Ou seja, está muito longe de ser uma bola de cristal, que apenas prevê o futuro. É, ao contrário, uma análise com base em dados concretos, que deve ser feita com seriedade e cautela. Ele traz informações estruturais, administrativas, financeiras, operacionais e de mercado – tudo que você precisa saber antes de abrir as portas.

O primeiro passo do plano é identificar o que a empresa quer ser, que atividade quer desempenhar, quais são os perfis dos sócios, seu formato jurídico e seu enquadramento tributário. Em seguida, é preciso olhar em volta, checando possíveis fornecedores, analisando o mercado e os concorrentes e definindo o público-alvo, a partir do conhecimento de seus interesses e comportamentos. Cumprida esta etapa, hora de partir para uma análise mercadológica, descrevendo quais produtos ou serviços serão oferecidos, estipulando precificação, estratégias promocionais e estrutura de comercialização.

Mas não para por aí! Ainda é necessário fazer um plano operacional, prevendo o layout da empresa, a capacidade de produção e avaliando a necessidade de pessoal. E conferir os aspectos financeiros, como investimento, capital de giro, custos fixos e variáveis, ponto de equilíbrio, lucratividade, prazo de retorno do investimento, etc. Por fim, com tudo isso já mapeado, vale identificar quais os pontos fracos e fortes da empresa no ambiente interno e externo, a fim de torná-la mais competitiva.

Claro que um plano como esse não nasce da noite para o dia. Em geral, leva até seis meses para ser concluído. Além de demorado, pode parecer muito trabalhoso, mas é um passo fundamental que pode ser cumprido com a ajuda de profissionais especializados, como nós da ProPAT.

Exemplo de Cliente

Recentemente, auxiliamos na elaboração do plano de negócios do Espaço Referência, escola de dança na zona sul do Rio de Janeiro. O documento deu a segurança necessária para que as sócias tirassem a ideia do papel e dessem vida ao empreendimento. A partir das nossas análises, o que era o sonho de duas bailarinas se transformou em uma empresa de verdade, que já atende seus primeiros alunos e segue firme no propósito de levar a dança a cada vez mais pessoas. Assista um pouco sobre essa experiência clicando aqui.

E você, que pensa em abrir uma empresa, já colocou suas ideias no papel? Você vai se surpreender o que, nós da ProPAT, podemos fazer por você nesse planejamento. Entre em contato conosco. Abra o seu negócio com a certeza de que ele é lucrativo.

Contato ProPat