Estamos atravessando um período de incertezas e muitas empresas estão desenvolvendo estratégias para sair do vermelho. Deixe de lado o “achismo” na administração do seu negócio; aplique a gestão financeira e gere lucro.

Esse período vai passar, com certeza, e para que não seja traumático, esse momento pede mudança de estratégias e requer organização nas empresas.

Portanto, trarei nesse texto os caminhos para proteger o seu negócio e que você consiga atravessar as possíveis variações e turbulências sem prejuízos e risco de falência.

Em maio do ano passado, com a crise sanitária e econômica causada pela pandemia da Covid-19, os pedidos de falência aumentaram 30% em relação a 2019, e os de recuperação judicial cresceram 3,7%.Esses números apontam para uma questão que se iniciou antes dessas adversidades em muitos negócios: muitos administradores não possuíam reserva de emergência ou faziam mapeamento de risco, o que garante fôlego nas empresas.

Se em 2021, o cenário ainda não aponta para crescimento ou estabilidade, ainda mais neste primeiro semestre, vamos trabalhar e planejar! 

O método de gestão financeira que tratarei aqui, batizei de “Espiral do Lucro”, e, primeiramente, já adianto, não se trata de nenhuma trajetória tortuosa a percorrer: ele é racional e linear e, uma vez que essas mudanças sejam implementadas, serão utilizadas em qualquer tempo, independente se economia está  aquecida ou não, porque esse método garante vida longa às empresas. 

Pra começar, responda “sim” ou “não” a estas questões:

  • Você mistura contas pessoais e das empresas?
  • Não planejou o negócio para esse período e para o cenário do “novo normal”?
  • Se “sobra” dinheiro na conta corrente, você considera lucro?
  • Paga despesas fixas e contas sempre atrasadas e com juros?
  • Tem pouco controle sobre clientes inadimplentes?
  • Precifica com base na concorrência e sem planejamento?

Se respondeu “sim” em pelo menos uma das perguntas, seu negócio corre sério risco de estar na “Espiral da Falência”. O que significa que está sem controle das finanças, não possui uma precificação estratégica e correta e, bem provável, que você não saiba se está tendo lucro ou prejuízo. 

Acenda um sinal de alerta, se está vendo suas receitas caindo e tem utilizado apenas o “achismo” para gerenciar as receitas e despesas. 

O “Espiral da Falência” tem três estágios e é possível compará-lo com um Funil. No primeiro deles, o topo, estão aqueles administradores que não possuem controle, que acreditam que a empresa está indo bem por sobrar dinheiro na conta corrente no final do mês. Logo, nem imaginam que estão dentro de um processo que pode levá-lo à quebra.

No meio, é aquele momento em que muitos já se deram conta de que não estão bem, as contas começam a serem pagas em atraso, não há controle sobre inadimplência, entradas caindo, se endivida e começa a bater o desespero.

E por fim, o terceiro estágio, o fundo do funil: a empresa já está com muitas dívidas, empréstimos, não consegue sair do vermelho. Irá para a recuperação judicial ou fechar as portas.

Em qualquer um dos momentos acima é possível fazer algo e iniciar a Gestão Financeira, seja pelo próprio administrador, que deverá se dedicar a aprender ou contratar alguém para a função. O que não se pode fazer, é “não fazer nada”.

Como entrar na Espiral do Lucro?

Em primeiro lugar, é possível com gestão financeira mudar os rumos da história da empresa. Em um estudo de caso, um cliente do varejo conseguiu sair  do fundo funil, com R$ 150 mil de dívidas para R$ 10 mil de lucro líquido, mensalmente. Ele ascendeu na Espiral do Lucro, que resulta em  capital de giro, liquidez, pagamento das contas em dia, reserva para emergências, entre outras.

Nessa empresa, em particular, foram realizadas diversas ações integradas a partir da identificação e análise de todos os resultados financeiros. Porém, o planejamento aplicado nela é também utilizado praticamente em todas as empresas: é a base da gestão financeira.

Imediatamente, é preciso deixar de lado qualquer postura de dúvida sobre se a sua empresa está “dando lucro ou não” – afinal, ele NÃO se caracteriza com dinheiro sobrando na conta. Digo, que é preciso saber o lucro centavo por centavo – e contabilizar, assim, milimetricamente toda entrada e saída.

Outro cálculo preciso, com acompanhamento rigoroso, deve ser das despesas fixas e variáveis, os custos diretos e indiretos. Sem deixar de marcar absolutamente nada: material de limpeza, cafezinho, combustível, entregas, entre outras.

Também, é preciso avaliar o salário do dono da empresa e dos sócios, com planejamento. Nessa questão, costumam surgir rombos enormes nas contas.

E, para garantir a lucratividade, entender sobre o desempenho das suas vendas: saber quais são os produtos e serviços mais lucrativos. Para se ter uma ideia, boa parte das empresas obtém 80% de lucro, por meio de 20% dos seus itens. Assim, a partir disso, é possível definir uma série de ações e focar nos que dão mais retorno.

Aqui, listo mais outras importantes ações para mudar os rumos do negócio e que te conduzem ao Lucro:

(em tempo, reitero: elas devem ser utilizadas sempre, independente de como está o mercado)

  • Registro de entradas e saídas, centavo por centavo;

  • Planejamento financeiro semanal;

  • Analisar estoques (no caso de comércio);
  • Identificar qual é a margem de lucro e adaptá-la com ações;
  • Pensar em preços por sazonalidade, oferecendo descontos por um determinado tempo;
  • Avaliar a minimização de custos;
  • Reveja todas as despesas fixas e observe as variáveis;

  • Analisar estoques (no caso de comércio);
  • Identificar qual é a margem de lucro e adaptá-la com ações;
  • Pensar em preços por sazonalidade, oferecendo descontos por um determinado tempo;
  • Avaliar a minimização de custos;
  • Reveja todas as despesas fixas e observe as variáveis;

Para a sua empresa ter saúde financeira, é preciso gerar lucro. Se tudo o que tem de entrada por suas vendas é todo direcionada para pagar as contas, é preciso o quanto antes traçar novas rotas e fazer planejamento financeiro criterioso. Para sair do vermelho e planejar as ações, acesse o e-book da Espiral de lucro

Saiba mais sobre o Curso de Gestão Financeira e Agende uma consulta na Propat

Contato ProPat