Conheça neste artigo os principais desafios da precificação e como aumentar a lucratividade do seu negócio.

Segundo uma pesquisa realizada pela startup Preço Certo com 10 mil empresas brasileiras 89% dos empresários não sentem confiança na hora da precificação. Quando você calcula a precificação incorreta de produto ou serviço ruim pode diminuir a lucratividade, gerar um desajuste financeiro enorme numa empresa, perda de mercado e até mesmo levar uma empresa a falência.

O que faz um cliente pagar um determinado preço por um produto? Certamente, um valor correspondente ao que ele acha que aquele produto irá agregar de valor. E quanto deve ser este valor? As estratégias de precificação são decisivas no momento da compra, estas são peças chave que uma empresa utiliza para determinação de seus objetivos.

O custo, a rentabilidade e a concorrência são fatores importantes para uma formação de preços estratégica, porém, o conceito de valor é crucial à medida que define a propensão do consumidor a adquirir o produto ou serviço pelo preço estipulado. As práticas de diferenciação de produtos por segmentação de clientes ou por canais de vendas podem ser melhor exploradas pelas organizações. Ao considerar que um mesmo produto ou serviço pode ter benefícios distintos para cada cliente, a empresa compreende de modo mais amplo a curva de oferta e demanda e, potencializa a sua rentabilidade.

Portanto, outro ponto muito importante a ser levado em consideração é o fator psicológico, que influencia na relação preço–qualidade e consequentemente o valor percebido do cliente em relação ao produto ou serviço. Os compradores, em geral, possuem no ato de compra preços de referência em mente que irão delimitar o máximo preço aceitável. Caso o preço de determinado produto não cubra as expectativas do cliente, ele pode não enxergar valor ao produto e não irá comprar.

Antes de calcular a precificação é preciso ter em mente a diferença entre preço e valor. Enquanto o preço é definido como uma determinada quantia de dinheiro, o valor é conhecido como a percepção dos benefícios, pelo consumidor, que o serviço trará a ele. O preço de um serviço, por exemplo, pode se tornar mais alto quando o valor percebido pelo consumidor se eleva.

A conta que você precisa imaginar é simples: se for cobrado um preço muito baixo, é possível que muitos itens sejam vendidos, mas talvez o público atingido não seja aquele que alcançaria se tivesse cobrado um valor um pouco mais alto. Preços mais altos, sem valores excessivos de mercado, podem indicar uma valorização maior do produto ou serviço. Mas tudo isso precisa ser feito de forma cuidadosa.

Precificar envolve identificar o melhor preço para determinado produto e serviço, sempre com o foco em otimizar os ganhos para garantir a saúde financeira da empresa como um todo.

A correta precificação traz uma série de vantagens para a empresa:

  • Aumento do faturamento;
  • Maximização de lucros;
  • Redução de riscos;
  • Identificação da persona;
  • Satisfação do consumidor;
  • Determinação de valor do produto/serviço;
  • Aumento da competitividade;
  • Melhoria da gestão financeira e resultados do negócio.

A precificação é um processo que exige estratégia, planejamento, disciplina, monitoramento e análises para se garantir bons resultados.

Isso trará segurança na formação de preços, diminuindo o risco de realizar vendas no prejuízo e otimizando a lucratividade.

É claro que, sozinha, a precificação não faz milagre: outras estratégias também são super importantes para que você consiga começar a ganhar dinheiro com a sua empresa. Conheça o estudo de caso de uma cliente que trocou 150 mil de dívidas por 10 mil de lucro mensal analisando e aprimorando a gestão financeira e a lucratividade do seu negócio.

A precificação é uma estratégia mais do que necessária quando pensamos na lucratividade e no futuro que você deseja para o seu negócio e, por isso, você deve fazer essa análise cuidadosamente.

A ProPAT é uma empresa de inteligência financeira e especialista em precificação e lucratividade. Se você faz parte da estatística que iniciamos falando, envia uma mensagem para a gente e agende uma reunião.

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