4 Regras de Inteligência Financeira para sua clínica

Finanças para clíncias

4 Regras de Inteligência Financeira para sua clínica

Neste artigo falarei 4 ações importantes relacionadas a gestão financeira para melhorar os resultado da sua clínicas.

Portanto, descrevo a seguir, 4 regras para serem seguidas:

Regra nº 1 - Registrar entradas e saídas (centavo a centavo)

Existem muitas clínicas que não sabem se no final do mês tiveram resultados positivos ou negativos. Além disso, outro indício da desorganização acontece quando as despesas são pagas com atrasos, gerando altos valores de juros.

É necessário registrar todas as entradas e saídas no sistema de gestão financeira da clínica. Assim como, fazer a conciliação bancária para verificar o que estava planejado para receber. O objetivo da conciliação é verificar o que realmente entrou na conta corrente. E também, se o que estava programado de despesas foi efetivamente pago.

Desta forma, se abre um “novo mundo” para a gestão financeira da sua clínica: calcular o capital de giro e fazer um projeção financeira para o próximo ano.

Regra nº 2 - Um Negócio Escalado para crescer

Pensando em aprimorar a performance da clínica, primeiramente, devemos saber quais os procedimentos mais lucrativos, ampliar a divulgação e o investimento neles. Com isso, o objetivo será aumentar o lucro e a receita.

Em seguida, pensando em sazonalidade, incluir um mix de procedimentos para manter o número de atendimentos em uma constante. Por exemplo, numa escola de danças, no mês das férias de dezembro a tendência é diminuir a receita. Todavia, numa loja de lingerie, por exemplo, a tendência é aumentar as vendas por causa dos presentes de natal.

A clínica deve saber o número mínimo de atendimentos necessários por mês para cobrir as despesas e, a partir disso, realizar estratégias de fidelização de pacientes para poder gerar lucratividade.

Os dividendos devem ter estratégias de retiradas visando fazer uma reserva de emergência e reinvestimento na própria clínica.

Regra nº 3 - Forecast

A partir da gestão financeira, é preciso realizar um planejamento anual (budget) e identificar as “variáveis” das receitas e despesas.

O conceito de Forecast, em português “previsão” é o processo de estimativas em situações de incertezas. É adequar o orçamento a partir de resultados  e necessidades de contingenciamento. Assim como,  adequar estratégias de divulgação, ampliando atendimentos entre outras ações e criando promoções para campanhas específicas. Por exemplo, prever que no mês seguinte é dia das mães, a procura por botox e preenchimento aumentará. Consequentemente, a receita da clínica também aumentará.

Regra nº 4- Redução de Inadimplência

Pacientes inadimplentes desestabilizam as clínicas, portanto correr atrás da prevenção é garantia de saúde financeira. Assim, criar condições para aqueles pacientes bons pagadores: oferecer descontos para pagamento à vista, criar réguas de cobrança automáticas, acompanhamento diário, entre outros.

Agende uma consultoria financeira direcionada para a sua clínica e verá uma melhora dos resultados. Entre em contato, agende a sua reunião e vamos entrar na Espiral do lucro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Contato ProPat